28 de nov. de 2012

Libertação Da Ansiedade

Mt 6:25-34 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? 26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? 27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? 28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? 31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

A ansiedade é um mal que destrói vidas, física e espiritualmente. Ela nos impede de viver e reconhecer a benção do dia de hoje. Em sua essência, é preocupar-se com algo que está totalmente fora do nosso controle.
Jesus disse: “Não andeis ansiosos...” porque os passos de alguém dominado pela ansiedade estão debaixo de opressão.

Ansiedade = Angústia, aflição, grande inquietude. Desejo veemente, impaciência, sofreguidão, avidez. Para medicina um estado psíquico acompanhado de excitação ou de inibição, que comporta uma sensação de constrição da garganta.

Como pessoas como os discípulos que tinham Jesus andando com eles poderiam sentir-se inquietos, ansiosos? Exatamente pelas mesmas mentiras do diabo e complicações emocionais dos dias de hoje; o privilégio dos discípulos também é o nosso e essas mentiras serão quebradas para recebermos com Jesus uma maneira diferente de viver, libertos da ansiedade.

QUATRO VERDADES LIBERTADORAS MINISTRADAS POR JESUS:

1º) HÁ UM DEUS DE AMOR, PERCEBA TUDO QUE ELE JÁ FEZ POR VOCÊ.vs 25... Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?”

Rm 8:31-32 “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?”

2º) OBSERVE o cuidado e A FIDELIDADE DE DEUS nos detalhes.vs 26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta.”

1Pe 5:6-7 Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, 7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”

3º) A ANSIEDADE NÃO TÊM BENEFÍCIO ALGUM. “vs 27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?”

Pv 12:25 “A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.”
 
4º) NÃO VIVA A SEMELHANÇA DE QUEM NÃO CONHECE A DEUS. “vs 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas”

Fp 4:5-7 “Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. 6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”

POR TER MINHA VIDA LIBERTA DA ANSIEDADE:

1º) TENHO O CUIDADO DE DEUS QUE COMO PAI CUIDA DOS FILHOS.

2º) MESMO EM TEMPOS DIFÍCEIS VIVO PELO DOM DA FÉ

3º) MINHA PORÇÃO NÃO É TERRENA, MAS DO REINO DOS CÉUS DO QUAL SOU PARTE

4º) O SOBRENATURAL FARÁ PARTE DOS MEUS DIAS

CONCLUSÃO:

 Ex 14:11-13  “Disseram a Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito? 12 Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto. 13 Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará;

Andando com Jesus, o homem apostólico aprende a viver sob a graça e a vencer a ansiedade; sua fé vai se fortalecendo com suas próprias experiências de vitórias e livramentos. 

Oração: Eu quebro hoje com toda preocupação na minha vida, toda ansiedade sobre o futuro, não vai roubar a minha paz; creio que o meu Deus sabe tudo o que eu preciso. Vou orar e lançar sobre Ele toda a minha ansiedade porque Ele tem cuidado de mim e o meu coração gozará da paz que excede todo entendimento, em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário