Escola de Líderes

1º Aula - 13/01
Ser Um Líder de Verdade

Deus esta chamando líderes. Não detentores de poder. Nem artistas atrás de aplausos. Nem traficantes de influências. Nem demagogos exibicionistas, manipuladores de opiniões. Deus está chamando líderes.

A crise da liderança
Essa chamada é necessária porque estamos experimentando uma crise de liderança no mundo. Semelhante à crise espiritual na Europa no século XVIII. Os livros de Morgan e Hume mostravam-se agressivos. Eram distribuídos gratuitamente e falavam de uma negação de tudo.
Frederico o Grande da Prússia um ateu praticante.
Na Ingleterra os fabricantes de gim davam-se ao povo de graça. Até ficarem bêbado como um gambá.
Mas alguns moços João e Carlos Wesley e George Whitefiel se converteram em evangelista flamejantes e começaram a levar o evangelho na Grã-Bretanha e América. Está liderança impactou positivamente o mundo inteiro.
Deus usou esses líderes para salvar uma civilização e dar-lhes diretriz espiritual.
A população a cada ano esta multiplicando.
Quem as liderará?
Como será a liderança que esses novos cidadãos do mundo terão?
Será honesta ou corrupta?
Humilde ou arrogante?
A explosão populacional é alarmante e real constitui uma das causas da crise de liderança.
E muitos que eram para estar sendo líderes se abdicaram de sua liderança. Recentemente uma educadora declarou:
Eu e meu esposo estamos cansados de ouvir o pastor falar dos seus problemas e apreensões.
Queridos seus discípulos querem ouvir uma palavra revestida de autoridade, vinda de Deus para resolver nossos problemas.
Problemas com à liderança afeta a família e a sociedade. As sociedades do mundo, em todos os níveis educacional, política, e em nossas igrejas:
 - clamam por uma liderança eficiente.
O mundo precisa de líderes que exerçam influencia especial sobre os que sofrem.
Esta influencia leva a marca do benefício permanente.
Por meio do profeta Ezequiel Deus descreveu a crise da liderança nos dias do profeta:
“Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e  se colocasse na brecha perante mim a favor desta terra para que eu não a destruísse: mas a ninguém achei.” Ezequiel 22.30
O que é liderança?
Definição do que é liderança:
A liderança é o esforço de exercer conscientemente uma influencia especial dentro de um grupo no sentido de levá-lo a atingir metas de permanente benefício que atendam as necessidades reais do grupo.
Cada palavra dessa definição é importante.
Palavra “esforço” foi indicada para indicar que uma pessoa não nasce líder, torna-se líder.
A verdadeira capacidade de liderança é obtida pelo exercício.
Conscientemente incida uma dedicação total da parte do líder à sua tarefa de liderar.
Para o líder evangélico esse compromisso deve ser de natureza espiritual. A liderança espiritual leva o selo de uma inigualável  superioridade em qualquer parte do mundo.
Em momentos dolorosos ela fornece força e sabedoria. E na hora da vitória, manifesta gratidão e humildade.
Essa influencia pessoal não é forçada sobre os outros.
Porque muitos que acreditam serem líderes não passam de prepotentes a pressionar os outros. E as pessoas os seguem por medo. A palavra “força” do verdadeiro líder, deriva da profunda confiança que seus seguidores depositam nele.  Líderes preocupados em alcançar seus objetivos pessoais, humanitários.
Os que seguem um verdadeiro líder o fazem por amor e respeito, porque ele revela amor, humildade e auto-controle.
Jesus Cristo, naturalmente, constitui nosso maior exemplo a esse respeito. Ele disse aos seus discípulos:
“Se me amais guardareis os meus mandamentos.” Jo 14.15
Pessoas que são de algum modo homogêneas constituem um grupo, pois possuem alguma coisa em comum.
É essencial que o líder compreenda a similitude do grupo bem como todas as suas implicações. Mais importante do que ter algo em comum... é compartilhar do mesmo objetivo.
Esse objetivo pode ser o de aumentar o número de membros da igreja.
O fator mais importante para formar um grupo coeso é a unidade de propósito.
A capacidade do líder no sentido de encorajar tal unidade é um fator importante para seu sucesso a frente dele.
A palavra metas tem 2 significados:
Refere-se a visão do líder, a algo que ele quer que o grupo seja ou faça.
É a visão que distingue uma pessoa e faz dela um líder.
Sua missão é empenhar no sentido de atuarem em função da visão.
Permanência tem a ver com o fato de que a visão de um líder deve focalizar mudanças que permaneçam, durem e resistam – pelo tempo e pela eternidade
Os doze princípios que estudaremos podem ser usados para o bem e para o mal. Ex. Idi Amim, Hitler, Nero sua influencia corrompia, destruía a mente.
Quando os pais impedem que os filhos tenham total acesso ao conhecimento de Deus, estão criando um malefício permanente.
Vamos nesse curso praticar uma liderança com a dimensão do permanente benefício.
Ser uma liderança semelhante à de Cristo. Liderança que mais honra a Deus e beneficia toda a humanidade. Você deve ter boa compreensão das necessidades reais dos outros. SENSIBILIDADE, PERCEPÇÃO AGUÇADA. Em relação a outras pessoas que Deus lhe confiou e pelas quais é responsável.
Avalia situação e se prepara antes de entrar em ação. Sua sensibilidade em relação aos outros é focalizada pela perspectiva da visão que Deus lhe deu.
Para exercer esse tipo de liderança é preciso: obediência – previsão – sabedoria – determinação – conhecimento – da vontade de Deus.

Exemplos de grupos que quiseram algo que não entendiam real necessidade.
Samuel por exemplo obteve permissão de Deus para deixar os filhos de Israel escolherem um rei de modo que pudessem ser como seus vizinhos pagãos – ainda que não tivessem atendido sua real necessidade.
Abraão Lincoln conduziu Estados Unidos – a meta atendia o povo união liberdade a todos os povos.
A liderança então, é o esforço de exercer conscientemente  uma especial influencia dentro de um grupo a fim de levá-lo a atingir metas de permanência benéfica que atende às suas reais necessidades.

2.ª Aula - 20/01

Liderança e Mudança

Está análise de uma crise de liderança está aparecendo alarmista?
Seguramente também teríamos crise se houvesse escassez de médicos, professores e cientistas.
A diferença esta em que um líder pode induzir e dirigir as mudanças de modo a que beneficiem o grupo.
Mudança ocorrerá, haja ou não uma liderança atuante.
Sem uma liderança positiva, tenderá a deterioração, destruição do que aprimoramento. Isso ocorre porque a constante mudança não espera que um líder apareça.
 Não existe ser vivo que não mude ou não se mova. A mudança constante é a essência de toda existência.
O presente transforma-se em passado e ambos determinam o futuro. O futuro transforma-se em presente.
A nossa vida nasce da velha.
Oscar Wilde escreveu: A única coisa que se sabe a respeito da natureza humana é que ela muda. A mudança é a única qualidade acerca da qual podemos fazer alguma afirmação.
Os sistemas que apostam na permanência da natureza humana, e não em seu crescimento e evolução, sempre fracassam.
A única coisa imutável acerca da natureza humana é a própria mudança.
Um líder deve estimular mudanças. Não deve simplesmente aceitá-la ou tolerá-las mais deve realmente estimulá-las.  Precisamos de líderes agora. E poderemos dar nossa colaboração, mas teremos de enfrentar com coragem os perigos, agarrar as oportunidades e pagar o preço.

 3.ª Auda - 27/01


O LÍDER NASCE FEITO OU É FEITO?



Certamente que por natureza alguns serão melhores líderes que outros. Pois exercem capacidade de utilizar os dotes pessoais que lhes conquista um seguimento voluntário e consciente por parte dos outros. Com treinamento qualquer pessoa que atua  numa posição de liderança pode tornar-se mais influente e eficiente.
Assim: os fatores sendo iguais podem parecer que os que exercem uma liderança eficiente possuem abundantemente dose de energia física e emocional. Dotados de uma força que o impulsiona na direção de um propósito ou meta específica. Dominam bem os métodos que precisam. Consegue manter a: confiança – lealdade e muitas vezes afeição daqueles que lideram. Sabem ser persuasivos ao alcançar seguidores para apoiar a causa.
Em 1980 em Harvard foram escritos 15 artigos sob liderança com o tema: m”Caminho Para O Progresso Pessoal: um líder não nasce feito, faz-se”
Um cirurgião, um astronauta, orador sacro, um líder não nasce feito mais se faz.
Deus pode dar dons a alguns mais esses dons jamais virão à tona se eles não fizerem algum esforço para desenvolvê-lo e exercitá-los.
O líder trabalha para atingir uma meta com a cooperação de outras pessoas. E para conseguir essa cooperação pode ser aprendido e desenvolvido. O líder, motiva aos outros para participarem assegurando a satisfação pessoal deles envolvendo-os num projeto comum.
Aptidão : é uma capacidade potencial para se atuar em um campo especial recebida por herança genética. E para que ela atinja seu nível de desenvolvimento e expressão, é necessária disciplina pessoal e de ambiente social adequado.
Já que o líder não nasce feito, mas faz-se quem não possuem aptidão não está desqualificado para ser um líder.
Deus determinou tarefas de liderança: Moisés, Jeremias e o apóstolo Paulo e assim tiveram que adquirir habilidades. Da mesma forma que alguém vocacionado para ministério do evangelho tem que aprender a pregar.
Ex. Roberto Carlos em seus primeiros testes mandaram desistir. Cafú passou por 12 testes para conseguir uma vaga em um time grande.
Demóstenes sofria de dificuldades serias da fala e isso o deixava envergonhado. Então raspou um lado da cabeça para não se sentir tentado aos contatos sociais. Começou a passar horas diante do mar num incessante treinamento para superar esses problemas. E transformou no mais famoso orador de todos os tempos. Se tal atitude para superar a falta de aptidão em outras áreas da vida, pode vencer também a falta de aptidão para liderança. Liderança não é um traço inato nem uma tendência herdada.
A diferença entre uma pessoa que é líder e outra que não lidera é apenas uma questão de atitude. Pode ser que você não tenha aptidão para liderança, todavia pelo poder de Deus você pode chegar a ser. Se você é filho de Deus e se tem o desejo ardente de ser líder, o próprio desejo é a divina garantia de que você pode ser. Será necessário exercitar uma disciplina para desenvolver a habilidade de que precisará. Mas você pode superar a falta de aptidão.

De que tipo de liderança o mundo precisa?

Nosso mundo está apavorado em busca de um líder. Esta procurando alguém que tenha uma visão e possas exercer firmemente uma influencia especial para levar um grupo ou um país rumo a metas permanentes que beneficiam e que atendam às reais necessidades dessas pessoas.

Para o crente, uma posição de liderança deve levar a um forte empenho de evangelização. Pois é uma prioridade absoluta. Se o crente exercem ocupa uma posição de liderança aos incrédulos seu desejo é levá-los a serem salvos por Cristo. E se ocupa posição aos crentes ele deve levá-los a interessar-se pela evangelização do mundo.
O verdadeiro cristão jamais coage. Cristo ordenou a todo crente que evangelizasse o mundo. E que coloque a evangelização como prioridade em sua vida.
Ex. Mateus 28.19 – Mc. 16.15 – Atos 1.8
Cada ato e atitude do crente deviam concentrar-se nesse objetivo. Evangelização não significa apenas ser um missionário ou um pastor.

Nos dias de crise e mudança quem liderará?

Somente um líder que reconhece a autoridade de Jesus Cristo, pode mostrar o caminho que leva aos valores verdadeiros.
Somente um líder assim poderá tirar o fusível da bomba-relógio formada pelas pessoas revoltadas deste mundo. O mundo anseia um líder que tenha habilidade e a coragem de iluminar os homens com a verdade que lhes garante que a vida do homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. Lucas. 12.15
 

4.º Aula - 03/02

Principio da Visão

A liderança começa quando surge a visão. Quando um grupo está sob a direção de uma pessoa que não tem visão, o resultado é confusão, desordem, revolta, abuso, de liberdade e - o que é pior - anarquia.

O principio da visão é a chave para se entender a liderança.
Se uma pessoa tiver uma visão clara à qual está sinceramente dedicada, já deu o primeiro passo rumo a liderança.
Sem tal dedicação a uma visão, ninguém pode ser um líder é apenas uma imitação; é um arremedo daquilo que gostaria de ser.

Compreenda o que é uma visão.
Uma visão é uma imagem clara de algo que o líder quer que seu grupo seja ou faça.

- Uma visão poderia ser: levar saúde onde há doença.

- Introduzir conhecimento onde há ignorância.

- Levar liberdade onde a opressão

- Ou amor onde há ódio.

A partir de imagem clara, o líder planeja de que maneira essa visão pode transformar-se em realidade.

John Sung voltou à China 1929, depois que formou-se  em filosofia, seu pai um pregador comentou com o filho que ele agora poderia adquirir um cargo elevado. Mais John disse que não iria porque Deus o chamou para evangelizar a China.
Em 1944 ele morreu. Cumprindo a sua visão.

A visão do líder é diferente da visão do cientista que trabalha sozinho, seu sucesso trará beneficios aos outros, sem necessitar do envolvimento deles.

O líder trabalha por meio de outras pessoas. Não basta ter uma visão, mas sim uma dedicação no sentido de agir em função dela. A isso chama uma missão.
É preciso haver uma série de passos específicos, mensuráveis, para cumprir a missão.

Esses passos são metas.
Metas constituem o programa a ser desenvolvido para se cumprir a missão e assim, tornar realidade a visão.
O líder só tem uma visão, bem como só uma missão, mas deverá ter muitas metas.
Deus  me abençoou dando-me a visão de minha vida - a evangelização do mundo.
Uma visão é simplesmente uma visão levada à ação.

A história de Neemias revela que ele tinha a visão de reconstruir as muralhas de Jerusalém. Neemias estava no cativeiro a 1.500km da cidade. Servo, copeiro do Rei Ataxerxes, da Pérsia. Neemias tinha visão de uma Jerusalém reconstruída, cercada de fortes muros, para a glória de Deus.

Ele queria tornar realidade elaborar plano e metas para cumprir a missão. Seu primeiro passo foi orar.
É algo grandioso ser consumido pela visão -  evangelizar o mundo.
O líder acalenta a visão. Pensa nela o dia todos e, de noite, sonha com ela.
Transfere a visão para ao grupo.
Então motiva o grupo a compromete-ser com a missão que tornará realidade à visão, e atenderá às suas reais necessidades.
Pensar continuamente na visão induz à ação. É dar toque de finados para a complacência.
Em Salmos esta escrito:
"esbraseou-se-me no peito o coração; enquanto eu meditava ateou-se o fogo." Salmos 39.3


5.ª Aula
Compreenda De Onde Vem A Visão

Qualquer visão de valor vem de Deus.
Quer ela diga respeito a questões espirituais ou não.
As visões de valor são um dom de Deus.

Tiago escreveu: "toda boa dádiva e todo dom perfeito é lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sompra de mudança." Tiago 1.17

Temos a tendência de dividir nossa vida em compartimentos, de modo que vemos Deus tendo influência e relkevância em relação a visões, missões e metas "espirituais", mas pouca relação com visões, missões e metas "seculares".
Santo Agostinho disse: "todo cristão deve compreender que onde quer que se encontre a verdade, ela pertence ao mestre.
Deus é o Deus de toda a verdade. E Deus é a fonte de todas as visões de valor.
Em 1774 e 1775 - as colônias americanas planejava desligar-se da Inglaterra. Mas confusões, discórdias e reancores ameaçavam solopar o pópósito do Congresso Continental. Benjamin Franklin disse ao Congresso:
"eu creio que a Providência dirige os negócios dos homens que nenhum pardal cai por terra sem que deus cuide do seu funeral, e que todos os cabelos de nossa cabeça estão contados, Não creio que um impe´rio de uma república possam se iniciados sem o auxílio dele, e proponho ao Sr. Presidente que este congresso seja aberto com uma oração e que supliquemos a direçãoi e o auxilio divino par ao passo que estamos prestes a dar."
Os fundadores dos Estados Unidos tinham a visão da independencia das colônias.
Para concretizar essa visão prcisariam ter uma missão, implementada por todo um programa de metas.
Deus governa os negócios dos homens. E lhes dá visão e entendimento. Algumas vezes uma visão pode ressaltar em enriquecimento, e outras resulta em relativa pobreza. Mas se é uma visão de valor, ela tem origem em Deus. Paul J. Meyer, iniciu a vida sem 1 dólar e com 25 anos ja era milionário. Criou a maior agência de seguros do mundo.
É trágico que tantos filhos de Deus pareçam indiferetnes às oportunidades que os cercam.
Contentam-se com o mínimo quandso Deus os quer dirigindo os mais alto escalões do progresso.
Qualquer visão espiritual deve começar com o entendimento de como Deus é, Ele é perfeito, imutável e eterno. O líder com o verdadeiro espírito cristão vê Deus e reconehce sua dependência dele.
Niguém é capaz de compreender a si próprio ou seu ambiente enquanto naçao tiver uma visão clara de Deus. Depois de obter um melhor conhecimento de Deus, o líder cristão deve conhecer a si mesmo. Aqueele que quer ser um líder que Deus pode usar, vê seu potencial como Deus vê. Exemplo: Isaías, lamentou-se "Aí de mim! Estou perdido! porque sou um homem de lábios impuros, hábito no meio dum povo de impuros lábios."
É necessário ter fé para acolher a visão, convertê-la numa missão, implementá-la através de um programa de metas apropriadas e mobilizar outros de modo a atenderem às suas reais necessidades.
O líder que tem o espírito de Cristo não somente deve ter um entendimento de Deus e de si mesmo, mas deve ter também um bom conhecimento das necessidades reais dos outros. Sua sensibilidade par acom outros e sempre focalizada através da visão que Deus lhe deu. A fatla de visão, de percepção e de sensibilidade quanto às necessidades de outros, produz em nõs a corrosão do espírito e confusão da mente.

6.º Aula -

Compreenda porque uma visão é importante

Alguém pode até estar numa posição de liderança, pode ser de liderança, pode ser um administrador, mas  o que o difere dos outros é ele ter uma visão, pois a visão é a chave mestra para uma liderança vitoriosa.
Sem visão não pode haver uma missão adequada sem missão, não há possibilidade de um produtivo programas de metas.
Sem o programa de metas não liderança, sem liderança o mundo enfraque em pedado e tristeza. A liderança começa com uma visão.
A importância da liderança de um individuo depende da "grandeza" de sua visão. A eficiência de sua liderança depende da sua capacidade de conduzir o grupo par ao cumprimento da visão - e a satisfação de suas reais necessidades.

Compreenda quem deve assimilar a visão

Não só o líder, mas os seguidores devem compreender a visão de uma forma plena, completa. Compreender e dar crédito a direção do líder perceber o potencial que ela possui diante de Deus.
Deve saber que Deus o criou para ser alguém, e que lhe cabe cumprir a missão que o Senhor lhe deu.
O apostólo Paulo dizia não que eu teinha já recebido, ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para consquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Filipenses 3.12

Paulo tinha consciência de suas imperfeições, mas prosseguia na carreira cristã no sentido de cumprir sua missão porque sabia...
tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4.13
Peter Daniels de Adelaide -Austrália homem segundo o coração de Deus. Quando converteu a Crsito, Jesus com 26 anos de idade não sabia ler e nem escrever. Filho de pai separados era jogado d eum lar par aoutro. Peter entendeu a visão e hoje continua crescendo com firme constância.
É rico, culto, influente, um dos principais oradores da Austrália. Consagrou sua riqueza a Deus.Aos que anela encontrar um sentido para a vida Peter Daniels formula 4 perguntas:

1 - Qual a idade que estabeleceu como sua meta para alcançar o potencial do plano d eDeus posso tirar o máximo de sua vida?
2 - Diga-me em um mínimo d ecinquenta´páginas, qual é o seu potencial pleno em cada área de sua vida.
3- Definindo o potencial máximo comos endo 100 por cento, qual a porcentagem média do conceito que você se atribuiria no momento?
4 - Tendo em conta a diferença entre as duas marcas, que planos já fez para cobrir essa diferença, e quando pretende realizá-los?

Responder essas perguntas poderia levar muitas hoas. Mas quando alguém as reponde bem e com sinceridade, obtém um quadro claro da situação.
Elas se destinam em desenvolver o que eu chamo de "inspiração inspirativa",
Ela têm por objetivo revelar a diferença entre a condição em que a pessoa poderia estar vivendo se utilizasse seu pleono potencial, e a condição em que está agora - bem como o que deveria fazer para atingir todo o seu potencial. Sem insastifação inspirativa, ela se acomodaria com a situação do momento e não chegaria a ver necessidade de mudança, não se apropriaria de uma visão de crescimento, e n´~ao seria capaz de dar passos de fé. A insatisfação inspirativa é um passo essencial para assimilarmos a visão.

Essa insatisfação inspirativa é diferente de uma insatisfação sombria,especulativa, cínica, que impele alguém a se fechar numa concha ou, então, a apontar amargamente algumas razões para sua insatisfação e indivíduo ea alcançar altos objetivos. A insatisfação desalentadora paralisa a iniciativa, corrói o espírito e destrói a vida.
O líder precisa ter entendimento do seu potencial. Uma visão gera direção, ordem, devoção. Ela se sobrepõe à falta de objetividade, ao caos, à ilegalidade. A liderança recebe a revelação da vontade de Deus, transmite-a com clareza para o grupo, e então motiva-o a pô-la em ação. A maior visão que um líder pode ter será sempre aquele que esteja relacionada com a vontade de Deus para a evangelização mundial e ilustre para o grupo como ela pode ser realizada.

Compreenda como se atua em função da visão

Agora já sabemos o que é uma visão, de onde ela provém, por que é importante que o líder tenha uma visão e quem deve apropriar-se dela. O que vamos fazer com a visão? A respposta é óbvia: passos a atuar em função dela e, em seguida realizar essa missão, e assim atender à visão. Nessa atuação deve estar a determinação de vencer dificuldades e de eliminar obstáculos.
Quando um líder reconhece e professa uma visão, mas depois, ao surgirem dificuldades e ao receber ataques de inimigos, ele se lamenta: "Deus não deve desejar isso, pois, de outro modo, não estaríamos tendo tanta perturbação", está deserando a Deus. O líder não age assim: está totalemtne comprometido com sua visão.
A importância desse comprometimento pode ser vista mais dramaticamente quando a visão parece menos lógica.
Se Deus pôs um desejo em seu coração, aceite a presença desse desejo como uma afirmação divina de que ele pode ser realizado, e dedique-se ao cumprimento da visão. Se não procurar realizar a visão, poderá sofrer estagnação espritual, inquietação de espírito, e desenvolver uma atitude de crítica. Uma visão dada por Deus é uma responsabilidade tremenda. Cumpr´pi-la pode levar-mps a realizar uma fabulosa obra para a glória de Deus e para o bem de nossos semelhantes. Se não agir de acordo com a visão estará privando a outras da liderança de que precisam.

A importância do isolamento

Ninguém pode ter uma visão quando as luzes das Broadways, dos escritorios comerciais do mundo ofuscam seus olhos, assim como não pode ver as estrelas à noite na Praça Times Square. É mais provável ter-se uma visão no silêncio do isolamento do que na agitação ruidosa da selva metropolitana de concreto. Tenhamos mais condições d eenxergar a verdadeira luz e ouvir "o ciclo tranquilo e suave".
Uma pessoa pode criar o seu próprio isolamento mesmo numa multidão. Muitas vezes o líder sê vê forçado a tomar uma decisão rápida sem o benefício da reflexão e deliberação anteriores.
E nessa situação que o poder do isolamento voluntário o ajuda a pensar, estabelecer seu curso de ação e determinar os planos a serem executados... para benef´ciio do grupo.
O líder pode receber a visão num belo local amplo e solitário ou num isolamento mental, por ele mesmo criado deve dedicar-se ao cumprimento da visão, senão sua influÊncia da em nada.
O líder que se espelha em Cristo, precisa sempre estar se perguntando:
1- essa visão trará benefício permanente?
2- levará as pessoas a metas que atenderão às suas reais necessidades?
3- para esse líder a visão é a revelação da vontade d eDeus?

- o líder aceita o desafio da visão - dedica-se a missão - procura atingir as metas que possibilitarão a realização da missão e cumprimento da visão.
Mas tudo isso começa com a visão - o fundamento da liderança.

 Amar ao Próximo

Amar a Deus e aceitar o amor dele por nós, é a base para amarmos a nós mesmos. E amarmos a nós mesmos é a base para amarmos ao próximo. Um amor-próprio sadio nos livra degastarmos energias alimentando nossa autoconfiança por meio de artimanhas e destruição de outros. Muitas vezes queremos amar ao próximo mas não sabemos manifestá-lo.Dez principios que revelam como se expressa amor ao próximo:

1- Devemos decidir-nos a cultivar amizades em que não exigimos nada em troca. O amor é incondicional. Se não for incondicional, não é amor, mas algo que manipula outros em beneficio próprio. Infelizmente em muitos líderes a manipulação é mais comum do que é verdadeiroamor.

2- É preciso de um esforço consciente no sentido de nutrir um interesse autêntico pelos outros.A uma tendêncial natural concentrarmos em nós mesmos (amor próprio não sadio). É preciso um esforço consciente para amar.

3- Cada um de nós é uma pessoa singular. Leva tempo - em alguns casos muito tempo - para compreendermos uns aos outros. Líderes são pessoas ocupadas, e o amor demsnda tempo. Não há substituto.

4- Empenhe-se em aprender a ouvir. Você ouve as pessoas? Tenta compreender o que estão dizendo?
Ou apenas ouve pra dar uma resposta. Aquele que ama ouve com compreensão.


    5- Disponha-se a amar, quer você saiba ou não o que fazer. Amar ao próximo envolve cumprir de forma tangível a promessa de Cristo. De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Esteja disponível.





6- Trata sempre os outros como a iguais. Não porque estamos como líderes pois isso não nos faz melhores do que outros. Paulo: "...não pense de si mesmo, além do que convém. Rm 12.3

7- Diga sempre palavra de elogio e de incentivo. Tais palavras edificam o amor-próprio dos outros. As críticas e o desencorajamento, entretanto, matam o entusiasmo e o amor dos outros.

8- Coloquem seus amigos em primeiro lugar, antes de você. Este é um outro ponto em que vemos uma clara diferença entre o líder que ama e o detentor do poder que manipula outros. O líder põe os outros em primeiro lugar. O detentor do poder sempre cuida da pessoa mais importante (ele mesmo), mexendo os pauzinhos ou exercendo influencia pessoal e conseguindo tudo por meio da intimidação.

9- Aprenda a amar a Deus de todo o seu coração, alma, mente e força. Então, ame seu próximo como a si mesmo.

10- Enfatize os pontos fortes e as virtudes dos outros e não seus pecados e fraquezas.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário