19 de jan. de 2014

RENASCER DA ESPERANÇA


TEXTOS BASE: Rm 4:18-22 "Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a seu pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. 19 E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, 20 não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, 21 estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera. 22 Pelo que isso lhe foi também imputado para justiça. "
Jr.17:7-10 "Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. 8 Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? 10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações."

Paulo demonstra existirem dois tipos de esperança, a Esperança Carnal e a Esperança Espiritual. Abraão viveu nesta dimensão, porque ele tinha a Esperança Espiritual.
·         Esperança Carnal: Aquele que espera segundo aquilo que vê, segundo as possibilidades da razão, na lógica humana e na expectativa de que algo pode acontecer.

·         Esperança Espiritual: Exatamente o contrário da anterior. Espero no Senhor, Acredito que vai acontecer mesmo que os meus olhos não possam ver.

O QUE TENTA MATAR A ESPERANçA ESPIRITUAL?

·        Impossibilidade Humana
Vs. 19 "embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido"

·        Tempo da Espera
Vs. 19b "sendo já de cem anos e a idade avançada de Sara"

·        Desprezar a Promessa
Vers. 20 "não duvidou, por incredulidade, da Promessa de Deus"

Quando a pessoa está nesta condição, é porque Satanás conseguiu matar até mesmo os seus sonhos, a vontade de construir e o seu ânimo de viver. Mas hoje o Senhor tem esse Renascer da Esperança para tua vida em Nome de JESUS.

Sl 119:116 "ampara-me, segundo a tua promessa, para que eu viva; não permitas que a minha esperança me envergonhe."

PARA VIVER O RENASCER DA ESPERANçA PRECISAMOS:

1- SABER QUE A TRIBULAçãO PODE FAZER PARTE DO PLANO DE DEUS;
Rm 5:3-5 "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz esperança; 4 e a esperança, experiência; e a experiência, esperança. 5 Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado."

Quando você sabe que a sua vida está nas mãos de Deus, não há espaço no seu interior para retroceder, antes você é aperfeiçoado em Deus.

2- TER SEMPRE BOM ÂNIMO;
Jo 16:33 "Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo: eu venci o mundo."

Ânimo significa vida interior, neste momento de despedida do Senhor Jesus, esses homens tinham tudo para se decepcionar arrumar desculpas, ou até mesmo desistir dos sonhos de Deus, porque o Senhor estava falando de algo que eles ainda não tinham vivido nem conheciam. Ali o Senhor recomenda, tende bom ânimo, porque da mesma maneira que Ele venceu, entregou essa vitória em nossas mãos.

3- ANDAR POR AQUILO QUE VOCê Já ALCANçOU.
Fl 3:13-14, 16 "Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. 16 Todavia andemos de acordo com o que já alcançamos."

Não se esqueça do que você já viveu com Deus, mantenha acesa no seu interior a lembrança de tudo o que o Senhor já fez em sua vida. O diabo quer tornar o passado de dores a tua realidade e transformar isso no seu futuro, mas ele não pode interferir no que você já alcançou em Deus!
Prossiga para o alvo, permaneça firme, tome atitudes em favor da sua promessa.

AQUELE QUE RENASCE NA ESPERANçA TEM:

·        ALEGRIA E DISPOSIçãO MULTIPLICADA;
·        PODER DE CONQUISTA ASSEGURADO;
·        OUSADIA E DETERMINAçãO OPEROSA; 
·        SOBERANIA E GOVERNO EM TODAS AS SITUAçõES
·        REALIZAçãO INTERIOR E SATISFAçãO GARANTIDA MESMO.
CONCLUSãO:
Ne 6:15-16 "Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de elul, em cinquenta e dois dias. 16 Sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, temeram todos os gentios nossos circunvizinhos e decaíram muito no seu próprio conceito; porque reconheceram que por intervenção de nosso Deus é que fizemos esta obra."


Neemias iniciou uma obra com um povo completamente desesperançado e tomando atitudes espirituais, fez um Povo Renascer e o impossível foi realizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário