30 de nov. de 2011

IBA - CULTO DE NATAL

Av. Plácido de Castro, 8626 - JKII

O amor cria afinidades

O amor que cria afinidades




Tiago 2.1-9

Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso! (Mt 5.46)
É comum alguém comentar: 'Não tenho afinidade com aquela pessoa' – e por isso evita o contato com ela. Ter afinidade significa entender-se bem e facilmente, pensar do mesmo jeito, gostar das mesmas coisas. Tudo isso é natural, e é normal que nem sempre exista, mas a diferença do cristão é justamente não evitar alguém por falta de afinidade, mas fazer de tais pessoas o alvo do seu amor.
Note o que Jesus disse no versículo em destaque. Temos de aprender a amar os nossos inimigos e aqueles que não têm as mesmas preferências e gostos que nós. Devemos orar por eles para que vejam a luz de Jesus brilhando em nós.
Quem hoje não gosta de nós precisa poder provar o nosso “sabor cristão” numa medida que torne o trato com o próximo agradável para ele.
Superar a falta de afinidade com as pessoas não é fácil - exige esforço e sacrifício, tal como Jesus demonstrou repetidamente, mas em grau extremo na cruz quando, sofrendo humilhado, orou pelos seus inimigos, dizendo: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo” (Lc 23.34). Não há prova de amor maior do que essa.

Evidentemente, isto não significa associar-se a atos malignos de outros, mas mostrar o amor de Deus às pessoas, mesmo nem sempre aprovando o que fazem.
É preciso que a diferença do cristão se manifeste em humildade e amor, jamais com a pretensão de ser melhor que o outro.

Com afinidade pela pessoa ou sem ela, o amor estará disposto a servir segundo a instrução de Jesus: se precisarmos caminhar com eles uma milha, caminhemos duas 
(Mt 5.41). Tal ato de amizade lhes fará bem.
Plante a semente do amor ao próximo desde cedo no quintal do seu coração, para que cresça uma árvore forte de humildade, que dará muitos frutos. - ETS

O amor de Deus cria afinidades onde nem imaginamos.
Fonte: Transmundial

Mãe de Justin Bieber pede oração pelo filho contra o mal da cultura de Hollywood

Mãe de Justin Bieber pede oração pelo filho contra o mal da cultura de Hollywood

A mãe de Justin Bieber pediu oração pelo seu filho no site do ministério Hollywood Prayer Network (Rede de Oração Para Hollywood). Ela pede para que Deus proteja seu filho contra o mal da cultura de Hollywood.
O ministério Hollywood Prayer Network foi criado há 10 anos com o objetivo de orar pelas pessoas que trabalham em toda a indústria de entretenimento de Hollywood. O pedido da mãe de Justin diz: “Justin tem 17 anos e se tornou um fenômeno global, ainda não entende que a celebridade pode ser mais uma maldição do que uma bênção. Sua mãe pediu para que nós oremos por ambos, para manter seus olhos em Jesus, para tomar decisões sábias e não ser arrastado pela mentalidade perigosa que a fama e a celebridade trazem às pessoas”.
De acordo com Karen Covell, fundadora do site Rede de Oração para Hollywood, ela diz que“tem sido uma batalha espiritual incrível quando se trata de celebridades. Entendemos quão sério é para os jovens que se deparam com as armadilhas das celebridades. Pedimos a Deus para ajudar Justin e outros a manobrarem o poder da celebridade que pode confundir suas mentes ou afastá-los do que é certo.” Covell também diz que muitos cristãos se unem para protestar contra Hollywood, ao invés de orar pelo lugar. “Nos EUA, enquanto Washington é a sede mundial do poder, Hollywood é a sede global da influência. Mas ao invés de reunir em oração, como muitos têm feito por Washington, os Cristãos têm frequentemente se reunido para protestar contra Hollywood.”
Ela acredita que o poder da oração pode mudar o coração das pessoas e assim mudar o conteúdo da indústria de entretenimento, como filmes, música, teatro e etc. “Devemos amar os nossos semelhantes em nossa indústria e pedir a Deus para tocá-los e movê-los, para que se humilhem diante dele, e para mudar a nós de maneira que nossos corações se aquebrantem por eles. Assim então veremos vidas mudarem.”
Fonte: Gospel Prime

28 de nov. de 2011

NOTA DE FALECIMENTO


É com imenso pesar que noticiamos o falecimento dos queridos: Pastor Dimas Fernandes, Presidente da Convenção Batista Nacional-RO/AC e sua esposa Pastora Rose e o Irmão Ailton, todos da Igreja Ágape de Porto Velho. O Pastor Amado Carlos Alberto Rodrigues, da Igreja Lirio dos Vales de Alvorada do Oeste, Vice-Presidente da CBN-RO/AC, e o querido Pastor Raimundo Camelo, da Igreja Semear, de Pimenta Bueno. As Familias enlutadas nossas condolências. Assim que obtivermos outras informações, nós as registraremos.
Nesta hora triste o povo Batista Nacional do Estado de Rondônia e do Brasil chora e lamenta a irreparável perda de nossos queridos e amados colegas e amigos, estamos muito tristes e lamentamos a partida prematura deixando uma lacuna irreparável. Estamos consternados, mas neste momento pedimos a Deus que nos dê forças para suportar tanta dor e superar a saudade e que dê consola às famílias e igrejas enlutadas. http://www.alertanoticias.com.br/
Pastor Dimas e Pastora Rose - Porto Velho


Pastor Carlos - Alvorada do Oeste


Pastor Raimundo - Pimenta Bueno


Irmão Ailton - Porto Velho
Fonte: Convenção Batista Nacional/RO

25 de nov. de 2011

Integridade

“INTEGRIDADE” vem de “INTEGRO”, que quer dizer “INTEIRO”.


“Ninguém pode servir a dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamon)”, (Mateus 6:24).


Não podemos servir a dois senhores, nosso coração tem que ser integro, inteiro do Senhor.
Davi, em uma certa fase de sua vida fez uma oração a Deus; “… julga-me, Senhor, segundo a minha retidão, e segundo a integridade que há em mim”, (Salmo 7:8).


Vejamos as características de uma pessoa integra:


- Integridade não é o que você aparenta manter quando todos te observam. É quem você é, quando ninguém está olhando. É um nível de moralidade excelente, sem importar-se com o que está acontecendo ao seu redor.


- É um alto padrão de honestidade, verdade, decência e honra que jamais é quebrado. É fazer aos outros aquilo que gostaria que lhe fizessem, “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o também vós, porque esta é a lei e os profetas”, (Mateus 7:12).


- As palavras, de quem é integro, não muda. Ele não usa jogos de palavras, de maneira que você nunca sabe qual é sua posição, seu sim é sim, seu não é não e o que passar disso vem do maligno, “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque, o que passa disto é de procedência maligna”, (Mateus 5:37).


- Seu objetivo é agradar a Deus e fazer o que é certo. Uma pessoa pode ser muito estimada pelos homens, mas abominável aos olhos de Deus, “E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque, o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação”, (Lucas 16:15).


E quais os resultados de ser íntegro ?


- Não precisa mudar sua palavra, mesmo que isso lhe custe, “Quem anda em sinceridade anda seguro; mas o que perverte os seus caminhos será conhecido”, (Provérbios 10:9).


- A integridade nos leva a presença de Deus, “Porque males sem número me têm rodeado: as minhas iniquidades me prenderam, de modo que não posso olhar para cima; são mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça; pelo que desfalece o meu coração”, (Salmo 41:12).


- A integridade leva benção aos nossos filhos, se formos íntegros nossa descendência será abençoada, “O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele”, (Provérbios 20:7).


Você tem sido Integro, Inteiro diante de Deus?
Será que você pode fazer a oração que Davi fez no Salmo 7:8, pedindo que Deus te julgue segundo sua integridade?
Ore pedindo a Deus que transforme seu coração e aperfeiçoe seu caráter! “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo”, (Filipenses 1:6).

21 de nov. de 2011

CULTOS ONLINE - Uma nova etapa na IBA

Agora estaremos transmitindo os cultos da Igreja online.
Você de qualquer parte do Brasil e do mundo poderá
ser ministrado com apenas um clique no link abaixo:

Horários de transmissão:
 Porto Velho - Rondônia - Brasil - (GTM -4:00)
Terça e Quinta feira - 19:30hrs
Domingo - 19:00 horas
http://justin.tv/ibalianca 
ou
na barra lateral do blog
 Cultos Online

19 de nov. de 2011

Velhos E Novos Conselhos

Quando lhe foi dada a chance de pedir algo no mundo, Salomão pediu sabedoria – um coração compreensivo para julgar… para que prudentemente discernisse entre o bem e o mal – a fim de tomar decisões corretas (1 Reis 3.7).
Depois de algum tempo de governo, o sábio rei decidiu reunir sábios conselhos e em forma de epigrama, expressão breve e sentenciosa, tomou de um rolo de papiro e nele escreveu uma série de conselhos que, julgava, seriam úteis a posteridade.
“Ouve com atenção o que te digo”, começa o sábio rei, “para que uma pessoa sem experiência seja sábia e os jovens ajuizados” (Pv 1.4 NTLH). E depois alinhou as recomendações, seguidas dos respectivos arrazoados:
“Para ser sábio é preciso primeiro temer a Deus” – Lembre-se de que somente Deus sabe tudo. “Os tolos desprezam o conselho e não querem aprender” com os outros. Se você teme a Deus estará pronto para aprender com os outros (Pv 1.7 NTLH).
Não ande com gente má, “eles poderão te dizer: venha vamos matar alguém! Vamos nos divertir atacando pessoas inocentes!” Mas não vá. Diga com quem tu andas que te direi quem és. Eles te convidarão para dividir as riquezas roubadas. “Não ande com gente dessa laia. Fique longe deles” (Pv 1.10-15 NTLH). Será má influência para você, “escuta o que seu pai ensinar e preste atenção no que a sua mãe disser” (Pv 1.8 NTLH).
Não confie a ninguém os seus problemas. Pois “depender de uma pessoa que não merece confiança é como mastigar com um dente estragado” (Pv 25.19 NTLH), por isso não te abra com ninguém. “Guarda para ti mesmo o teu coração” em primeiro lugar “sobre tudo que se deve guardar, guarda o teu coração” (Pv 4.23). Não te mostres fraco, pois “se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena” (Pv 24.10).
Um homem não tem muitos amigos no dia da desgraça, por isso “em todo tempo ama o amigo”, pois “para a hora da angústia nasce o irmão” (Pv 17.17), seja amigável com todos, mas “há um amigo mais chegado do que um irmão” (Pv 18.24).
É que na essência, o homem não muda. Decorridos quase 5.000 anos, se ainda estivesse respirando , Salomão não teria muito mais a dizer. Talvez uma ou outra sutileza, como:
Cuidado na hora de escolher uma mulher, a mulher que só agrada “podem ter os lábios tão doces como o mel”, “porém quando tudo termina, resta amargura e sofrimento” (Pv 5.3 NTLH). Por isso, escolhe uma mulher que você conhece a infância, seja alegre “com a mulher da tua mocidade” (Pv. 5.18).
O homem tem que ter autoridade. Mulher não gosta de homem sem autoridade. Na verdade ninguém gosta. “O homem é o cabeça” (1 Coríntios 11.3), precisa tomar as decisões, precisa resolver os problemas. Pagar as contas.
Não coma muito, evite comer em excesso. O homem não irá se arrepender de comer pouco, gordura demais faz mal ao coração. Então não seja um glutão (Lucas 21.34).
E por enquanto o último conselho, o conselho mais importante de todos, um conselho de Rei:
“Sê perfeito” (Gênesis 17.1).

10 de nov. de 2011

Ciência & Saúde : Jovens brasileiros se preocupam com a saúde

O jovem se preocupa com sua saúde? Segundo o projeto "Este jovem brasileiro", desenvolvido pelo Portal Educacional, sim. Em sua sétima edição o projeto aborda o tema "Corpo e Mente", e foi realizado através da aplicação de questionários online respondidos por quase 8,5 mil alunos da 7ª série do Ensino Médio de 82 escolas da rede particular de ensino de todo o País.

A identidade dos entrevistados foi mantida em sigilo e a idade desses variou entre 13 e 17 anos. O questionário abordou questões relacionadas à saúde, como alimentação, atividade física, relação com o corpo e emoções.

Os resultados mostraram que a maior parte dos entrevistados tem atitudes bastante positivas em relação aos cuidados com a alimentação, com a atividade física, com a saúde física e a emocional. Dos jovens que participaram da pesquisa, 65% têm seu Índice de Massa Corporal (IMC) normal, quase 25% têm o peso abaixo do ideal para sua altura, 8% têm sobrepeso e 2% revelam níveis de IMC compatíveis com obesidade.

Quase 15% dos entrevistados acreditam que sua saúde está regular ou não está boa, mais de 30% deles acham que estão com peso acima do normal e 14% acham seu peso abaixo do desejável, sendo que 2% dizem que estão muito abaixo.

Oitenta e oito por cento dos jovens declaram se preocupar com a saúde, mas 43% não vão regularmente ao médico. As garotas, por terem que ir ao ginecologista uma vez por ano a partir da adolescência, costumam frequentar o médico mais vezes, já os garotos perdem a referência profissional quando deixam de ser acompanhados pelos pediatras.

Os resultados do projeto "Este Jovem Brasileiro" estão disponíveis no Portal Educacional (www.educacional.com.br).

Fonte: Diário da Saúde

7 de nov. de 2011

Vivendo o extraordinário de Deus

Só posso declarar que tenho ousadia quando sei o que estou falando. Só caminha com Deus quem sabe caminhar. Paulo em sua caminhada falava da igreja mesmo quando ninguém queria ouvir. E assim estamos vivendo nos dias de hoje pregando a tempo e a fora de tempo. O povo escolhido por Deus nesse tempo tem recebido ousadia para destruir gigantes.
O cenário no passado onde Paulo ministrava a palavra era de contaminação espiritual, não muito diferente do que temos vivido hoje, pois o inimigo tem usado de várias formas para contaminar o povo de Deus. Fazendo assim com que o servo de Deus vá por aquilo que faz bem a ele, e o deixa bem longe de Deus.
Quando tiramos ou acrescentamos algo é algo que não tem nada haver com Deus.
Enquanto os servos de Deus forem pela inteligência do mudo, o extraordinário de Deus não irá acontecer. O extraordinário só começa acontecer quando há separação dos adversários. Não seremos vencido pelos adversários. Pois a obra de Deus esta sendo feita sob teu povo e mesmo que ainda não tenha terminado eles não se deixam intimidar pelos adversários. Pois eles querem matar a palavra de Deus nos corações das pessoas. Para vivermos o extraordinário de Deus devemos nos afastar das pessoas que nos afastam de Deus. Segui-lo, estar disposto a aprender, tornar-se padrão, ser firme na fé. Nós servimos um Deus extraordinário, o reino de Deus é tomado por esforço, precisamos ter fé.

3 de nov. de 2011

Ondes estás?

Deus, antes de criar a terra era um Ser solitário, era um Ser tão poderoso, mas faltava-lhe algo, faltava alguém com quem Ele pudesse se relacionar, existiam miríades de anjos, mas ainda assim faltava-lhe um amigo. Foi para atender a essa carência de Deus que Ele inspirado nEle mesmo criou o homem.

Quem era esse homem? Alguém que atendia a expectativa do coração de Deus, pois Deus o criou para o louvor da Sua glória, Ele queria ter um amigo, alguém com quem conversar, que lhe desse prazer, que refletisse (assim como um espelho) a Sua gloria, essas coisas aconteciam todos os dias, a bíblia diz que Deus tinha um compromisso com seu amigo Adão, que havia um “happy hour” todos os dias no jardim que estava no Éden.

Todas as condições eram favoráveis à Adão, nada lhe faltava, tinha todas as coisas sob seu controle, na verdade o jardim era um altar, o altar é o lugar onde homem se relaciona com Deus, onde ele conversa com Deus, onde Deus lhe visita, o altar é o lugar onde homem mata a saudade que tem de Deus e conseqüentemente mata a saudade que Deus tem dele. Tudo perfeito, a sua mulher era perfeita, o clima era perfeito, tudo era absolutamente perfeito, até o dia em que o homem pecou. O pecado tão questionado de Adão traz-nos a lembrança os argumentos usados por Satanás através da serpente quando disse que se homem desobedecesse a Deus seria semelhante ao próprio Deus (Gn 03:05), a partir daquelas palavras dissuasivas o homem mudou a sua visão panorâmica em relação ao jardim, pois agora o altar deixava de sê-lo, porque o altar é o lugar onde a criatura adora o criador e ele fora convencido de que poderia ser igual a Deus, sob a concepção dessa idéia ele seria o proprietário do jardim e também um Deus e assim o homem pecou, e já não podia mas estar no jardim, pois quem peca quebra o altar, declina do direito ao lugar santo... E agora?

O Diabo havia conseguido estragar a obra prima de Deus, ou seja, para alguns houve uma vitória da parte dele, mas o Deus Todo poderoso não é um Deus de derrotas, mas de vitórias. O Diabo grande articulador desse episódio fatídico fez outra coisa, além instituir a inimizade entre o homem e Deus ele colocou no coração do homem a vergonha; é assim que ele faz, induz ao erro e depois envergonha o errado, e assim o homem envergonhado se escondeu. Como disse, Deus criou o homem e viu que era muito bom, ou seja, desde a sua criação Deus amou incondicionalmente esse ser especial e quando chegou a hora do “happy hour”, do encontro diário, do encontro com o homem, Deus começou a sua obra missionária e na virada do dia Ele apareceu no jardim e bradou: Onde estás?
(Gn 03:09)

Como sempre o homem faz, tenta se justificar e com Adão não foi diferente ele atribuiu a sua queda ao próprio Deus quando disse que fora a mulher que Deus havia lhe dado... Argumentação evasiva e infundada. O que fazer então? Deus continuou ao longo dos séculos a sua busca por aquele que Ele criara com Auto-inspiração, ou seja, Deus não olhou nenhuma outra coisa, para criar o homem Ele olhou pra Si mesmo e assim nos fez: imagem e semelhança de Deus. Agora o coração saudoso de Deus faz ao longo dos anos ecoar a Sua voz que brada: Onde estás?

Deus sempre desenvolve seus projetos aqui na terra através de um homem, afinal o homem era perfeito e Deus tinha interesse em devolvê-lo aquela perfeição, Deus estava em busca do Seu grande amor e por um grande amor deve-se lutar. Com Deus esse princípio é fundamental.

Havia um homem da descendência de Adão chamado Noé, esse homem era diferente dos demais, ele tinha as características que Deus buscava no homem, ele era sincero, temente a Deus e se desviava do mal, por ocasião da velhice de Noé Deus o chamou e propôs-lhe uma empreitada e, diga-se de passagem, complicadíssima, o pecado estava crescendo de tal maneira que estava agredindo a Deus e Deus resolveu tomar uma atitude, destruir a raça humana e recomeçar, seria muito fácil pra Deus. Ele é supremo, porém entre todos aqueles homens obstinados e pecadores lá estava um que agradava a santidade de Deus, lá estava Noé e Deus o amava e não queria destruí-lo. Por que? Porque Deus não tem interesse em destruir o homem, ao contrário, Ele quer o seu desenvolvimento, o seu crescimento.

Então Deus chamou Noé e ele começou a obra que Deus lhe confiara, construir uma arca em meio a uma terra que não chovia, longe do mar ou de um leito de rio, mas isso era uma loucura, sim porque Deus escolhe as coisas loucas para confundir as sábias, o povo daquela época divertiu-se muito à custa de Noé, mas Noé estava edificando ali não apenas uma arca, mas um altar, o altar é o lugar onde se obedece a voz de Deus e o altar é o lugar da adoração, de refúgio, de escape... Veio o dilúvio e todos sucumbiram nas águas, mas os que estavam na arca escaparam. Quem eram eles? Noé e sua família. Ali reiniciava-se uma nova relação de Deus com o homem, pois os demais homens haviam morrido, ficando apenas a família de Noé e Deus assim como fez com Adão deu a Noé uma determinação; disse-lhe: “...enchei a terra” (Gn 09:01); Deus também fez uma nova aliança, fez novos pactos com Noé. Ora com o passar dos anos o povo ia se multiplicando e eis que surge outra vez a rebeldia, os descendentes de Noé resolveram construir uma torre muito alta, de forma que eles a usassem como limitador de distancia, ou seja, eles afastariam-se só até aonde pudessem avistá-la e assim estaria frustrando o projeto de Deus de povoar a terra. Se Deus não interviesse aquela Torre seria o maior monumento a maldade, além de ser uma espécie de marco de afronta a Deus.

Ninrode um bisneto de Noé tornou-se muito poderoso diante da face de Deus e entre seus irmãos e então fez articulações que juntamente com aquela geração desobedecerem a vontade Deus, observe que a rebeldia surgiu entre pessoas que eram fruto do amor de Deus, ou seja, povo de Deus, mas que não mais tinha ali o altar de contacto com o seu criador. Essa situação entristeceu muito o coração de Deus e Deus então confundiu-lhe as línguas e os grupos iam se entendendo conforme a língua, se agrupando e se espalhando. Uma coisa é certa os planos de Deus não podem ser frustrados. Os descendentes de Noé fizeram o mesmo que Adão, eles desprezaram o altar de Deus, eles viam a terra como uma propriedade sua, eles queriam ser o Senhor das terras, mas Deus é o Senhor da Terra e de tudo que existe. O homem é dependente de Deus. Deus é o Senhor!

Com aqueles que tinham uma linhagem mais adâmica as coisas estavam complicadas e a cada dia o pecado tomava mais ocasião entre os homens; Deus fez algo “estranho”, mas que traz às vistas o Seu inquestionável poder, Ele buscou entre povos pagãos um homem. Ele sempre busca um homem para cumprir os seus propósitos, e aí estás disposto a fazer parte desses propósitos?

Abrão ou Abraão como ele passou a se chamar mais tarde. Esse homem vivia na Mesopotâmia em Ur dos Caldeus, nascido em meio ao paganismo, ou seja, sem base alguma que o levasse à Deus, criado em uma terra idólatra, em síntese era também um idólatra. Mas Deus não vê como o homem, nós o desclassificaríamos logo, se é para fazer uma grande obra escolheríamos alguém que conforme a nossa analogia fosse o melhor e não um pagão, herege e desconhecedor de Deus. Deus havia procurado pessoas próximas dEle para desenvolver a sua obra de restauração e esses homens e aquela geração rebelou-se, como para Deus nada é impossível e essa busca era na verdade o ecoar de sua voz no jardim quando ele bradou para Adão: Onde estás?

Deus continuava a sua procura, na verdade se você meu querido leitor ainda não conhece o Senhor ou se o conhece e por quaisquer circunstâncias vives afastado dEle, talvez escondido assim como Adão, lançando mão de argumentos que não convencem nem a você mesmo, atrás de uma moita, então eu sugiro que ouças a voz de Deus, Ele está a procura de pessoas para uma grande obra e você está sendo procurado. Deus pegou aquele homem pagão de nome Abraão e disse-lhe para sair do meio do pecado e seguisse conforme a Sua orientação; disse-lhe que ele seria plenamente abençoado, que seria pai de uma grande multidão, que as palavras que saíssem de sua boca seriam como se fossem da boca do próprio Deus e ele não duvidou de nada do que lhe fora dito, Abraão é um exemplo de fé e de confiança em um Deus que ele não conhecia, mas que fez com que a sua fé despertasse. Deus honrou o Seu compromisso com Abraão, Ele o fez prosperar.

Abraão ao contrário de Adão, Ninrode e os povos daquela época; ele não fez edificações de permanência, Deus disse que o levaria a uma terra distante, aí ele não fez edifícios, mas fez sua moradia transitória em tendas, quem está de passagem faz assim, além disso onde ele passava ele edificava altares, isso significa que ele tinha um relacionamento com Deus, que mantinha o contacto com o Senhor de sua vida. Abraão em sua jornada prosperava, mas isso não lhe crescia os olhos, ele tinha consciência que tudo vinha de Deus... Muitos homens fracassam porque quando Deus o faz prosperar resolvem fincar colunas e essas colunas o prendem porque passam a ser seus tesouros e onde está o tesouro ali está o coração, mas Deus nos chamou para sermos peregrinos, andarilhos conforme a sua orientação (Sl 119:09).

Onde estás? Deus está procurando pessoas escondidas, deprimidas, cabisbaixas, discriminadas. Ele não está preocupado com a sua formação, a sua cor, a sua cultura, a sua crença, sua aparência ou quaisquer outras coisas ou requisitos. Deus o quer como você está, entregue sua vida a ele assim como o crente Abraão, deixe que o resto Ele fará. Eu tenho uma cunhada que diz que quando Deus chama é pra se jogar em seus braços.

A bíblia é recheada de homens que serviam a Deus e fracassaram, mas Deus nunca deixou de amá-los. Deus te ama independente da razão que o levou para detrás da moita, abra seus ouvidos à voz de Deus e venha. Jesus te ama! Deus continua chamando: Onde estás?

Na história de Israel encontramos Davi e Jonatas, eles eram grandes amigos e, como Deus resolveu colocar Davi no trono por duas razões: Saul fora entronizado pelas prerrogativas do povo, mas Davi pela vontade Deus. Saul era nobre e Davi era um rapaz de família simples, mas Davi tinha um coração especial, você também tem um coração assim, eu não disse um coração perfeito eu disse um coração voltado pra Deus. Deus não busca pessoas perfeitas para amá-las, Ele ama as imperfeitas para aperfeiçoá-las. Quem ama não desiste, Deus amava Adão e por amor a Adão Ele procurou Noé, Davi amava Jonatas e por amor a Jonatas ele procurou a sua descendência.

Em uma batalha sangrenta o rei Saul e Jonatas seu filho foram mortos, sendo que Jonatas tinha um filho de nome Mefibosete e, quando a notícia chegou que o pai e o avô de Mefibosete foram mortos pelos filisteus a ama ao fugir derrubou a criança fraturando-lhe a coluna e tornando-o um aleijado paraplégico, e assim fugiram para Lo-Debar, cujo nome significa lugar sem pastagem, Adão saiu do paraíso para o mundo hostil em que vivemos, Mefibosete saiu foragido do palácio onde era príncipe para exilar-se numa terra de miséria e ainda saiu aleijado, que derrocada na vida hein?

Talvez você consiga identificar-se com a história de Mefibosete, quem sabe você tinha uma vida no palácio, não de um rei qualquer, mas no palácio do Rei dos reis, assentava-se num local de honra, mas as circunstancias mudaram, um vento contrário soprou e suas pernas foram quebradas ou inutilizadas, e assim como aquela criança a sua vida mudou radicalmente pra pior, saístes em algum lombo para um lugar distante, esquecido, escondido, amedrontado e sem mobilidade para andar. Parece que tudo está perdido, que não há mais esperança não é? Isso é mentira do Diabo. É hora de refletir, é hora de rebelar-se contra a adversidade, é hora de desmentir a Satanás , é hora de reagir. O filho pródigo quando olhava para as bolotas dos porcos que ele desejara comer e não lhe deram, ele fez uma reflexão e disse: ” levantar-me-ei e vou ter com o meu pai...” Diga não a vida de miséria! Você que discipulava, cantava, pregava, trabalhava na obra do Senhor e hoje ao olhar-se, vê-se atrás de uma moita, saiba que aí não é o seu lugar a voz de Deus ainda brada: Onde estás? Não importa o que tenha levado-o para o seu esconderijo, o amor de Deus é maior que as maldades que tenhas cometido, lembre-se que onde abundou o pecado superabundou a graça, isso é, você não merece, mas ninguém merecia, mesmo assim Ele veio na pessoa de Jesus para mudar a sua, a minha, a nossa história.

Assim como Deus procurou a Adão em seu esconderijo de vergonha, Davi um dia procurou saber sobre a descendência de seu amigo Jonatas, nessa procura Davi tomou conhecimento de Mefibosete, na procura do homem caído Deus encontrou Noé. Davi mandou buscar aquele homem escondido numa terra sem expressão, aleijado, sem honra, com a linhagem por um fio, envergonhado, refugiado e esquecido. Quando Mefibosete soube da novidade deve ter tremido nas bases, afinal o de praxe era que o rei ao ser destituído ou substituído por um rei de outra linhagem, toda sua descendência fosse dizimada a fim de não reclamar o trono oportunamente, mas Davi disse que queria fazer o bem da parte de Deus e por amor ao seu amigo Jonatas, isso muda tudo. Não importa o que digam a seu respeito a voz de Deus no jardim continua a chamá-lo: Onde estás? Ele o quer de volta.

Mefibosete foi trazido ao palácio do rei, e quando estava diante do rei Davi ele fez algo incrível, ele comparou-se a um cão, ou seja, uma pessoa sem valor algum, ele provavelmente pensava que seria morto, mas Davi estava trazendo-o para cessar o seu sofrimento, a sua vergonha, ele fora levado ao palácio para receber de volta a herança de seus pais, e ainda recebeu o convite para assentar-se a mesa do rei. Isso não é pouca coisa não. Imagine o arauto do palácio real anunciando a entrada de um mendigo, mas com as honras de um príncipe. Oh! Glorias! Independente do seu estado, da sua situação, Deus quer recebê-lo para pô-lo num lugar de honra!

A bíblia diz que Deus amou o homem de uma forma tão inexplicável que Ele deu seu único filho para morrer como um maldito na cruz, para eliminar a maldição que estava sobre a vida do homem. Jesus levou sobre Si os nossos pecados.

A voz de Deus ainda ecoa: Onde estás? Um aleijado, sujo, amedrontado, destronado, vindo de uma terra sem expressão, mas amado. Saia de Lo-Debar (lugar sem pastagem) e venha para Jesus, Ele é o bom pastor que o levará a pastos verdejantes. Ele o tirará da vergonha, saia da moita e ao contrário de Adão, faça como Mefibosete confesse o seu estado pra Ele e receba de volta um lugar à mesa do Rei, receba de volta tudo o que é seu de direito, pois o próprio Jesus o comprou na Cruz. Tudo que Jesus conquistou na cruz é nosso de direito.

Saia da mendicância e venha viver como príncipe, saia detrás da moita para os braços do Pai. A voz de Deus ainda chama por você: Onde estás?

Quero lhes falar algumas coisas:

01. Não existe pecado imperdoável para Deus. Se você consegue ouvir a voz de Deus você pode sim ser perdoado;
02. Não existe cadeia que não possa ser quebrada por Deus. Talvez você esteja atormentado diuturnamente pela forma de vida em que vives, provavelmente vivas sob a custódia de Satanás, sob a argumentação que não tem jeito, não tem como, foi demais... Então quero que saibas que não existe pecado maior que o amor de Deus. Jesus é a prova indescritível do gigantesco amor de Deus;
03. Se você vive o drama da auto-acusação, saiba que as pessoas podem acusá-lo e apontá-lo, mas Jesus não tem o dedo indicador contra você, mas tem uma mão em seu favor;
04. Algumas pessoas afastam-se tanto de Deus que acham que para elas não tem mais jeito, isso significa que elas mesmas se acusam, ou seja, não se perdoam. Perdoe-se, Jesus quer perdoá-lo também...;
05. Ponha a mão no seu coração agora e faça como Mefibosete diante do rei, reconheça diante do Senhor Jesus todas as suas perdas: o trono, a dinastia, a miséria em que vives (pecado) e reivindique do Rei Jesus um lugar a sua mesa... ;
06. Tudo que Jesus quer, é tê-lo a Sua mesa;
07. Um segredinho: Deus nunca desistiu de você. Atenda ao Seu chamado.

Onde estás?...