3 de nov. de 2011

Ondes estás?

Deus, antes de criar a terra era um Ser solitário, era um Ser tão poderoso, mas faltava-lhe algo, faltava alguém com quem Ele pudesse se relacionar, existiam miríades de anjos, mas ainda assim faltava-lhe um amigo. Foi para atender a essa carência de Deus que Ele inspirado nEle mesmo criou o homem.

Quem era esse homem? Alguém que atendia a expectativa do coração de Deus, pois Deus o criou para o louvor da Sua glória, Ele queria ter um amigo, alguém com quem conversar, que lhe desse prazer, que refletisse (assim como um espelho) a Sua gloria, essas coisas aconteciam todos os dias, a bíblia diz que Deus tinha um compromisso com seu amigo Adão, que havia um “happy hour” todos os dias no jardim que estava no Éden.

Todas as condições eram favoráveis à Adão, nada lhe faltava, tinha todas as coisas sob seu controle, na verdade o jardim era um altar, o altar é o lugar onde homem se relaciona com Deus, onde ele conversa com Deus, onde Deus lhe visita, o altar é o lugar onde homem mata a saudade que tem de Deus e conseqüentemente mata a saudade que Deus tem dele. Tudo perfeito, a sua mulher era perfeita, o clima era perfeito, tudo era absolutamente perfeito, até o dia em que o homem pecou. O pecado tão questionado de Adão traz-nos a lembrança os argumentos usados por Satanás através da serpente quando disse que se homem desobedecesse a Deus seria semelhante ao próprio Deus (Gn 03:05), a partir daquelas palavras dissuasivas o homem mudou a sua visão panorâmica em relação ao jardim, pois agora o altar deixava de sê-lo, porque o altar é o lugar onde a criatura adora o criador e ele fora convencido de que poderia ser igual a Deus, sob a concepção dessa idéia ele seria o proprietário do jardim e também um Deus e assim o homem pecou, e já não podia mas estar no jardim, pois quem peca quebra o altar, declina do direito ao lugar santo... E agora?

O Diabo havia conseguido estragar a obra prima de Deus, ou seja, para alguns houve uma vitória da parte dele, mas o Deus Todo poderoso não é um Deus de derrotas, mas de vitórias. O Diabo grande articulador desse episódio fatídico fez outra coisa, além instituir a inimizade entre o homem e Deus ele colocou no coração do homem a vergonha; é assim que ele faz, induz ao erro e depois envergonha o errado, e assim o homem envergonhado se escondeu. Como disse, Deus criou o homem e viu que era muito bom, ou seja, desde a sua criação Deus amou incondicionalmente esse ser especial e quando chegou a hora do “happy hour”, do encontro diário, do encontro com o homem, Deus começou a sua obra missionária e na virada do dia Ele apareceu no jardim e bradou: Onde estás?
(Gn 03:09)

Como sempre o homem faz, tenta se justificar e com Adão não foi diferente ele atribuiu a sua queda ao próprio Deus quando disse que fora a mulher que Deus havia lhe dado... Argumentação evasiva e infundada. O que fazer então? Deus continuou ao longo dos séculos a sua busca por aquele que Ele criara com Auto-inspiração, ou seja, Deus não olhou nenhuma outra coisa, para criar o homem Ele olhou pra Si mesmo e assim nos fez: imagem e semelhança de Deus. Agora o coração saudoso de Deus faz ao longo dos anos ecoar a Sua voz que brada: Onde estás?

Deus sempre desenvolve seus projetos aqui na terra através de um homem, afinal o homem era perfeito e Deus tinha interesse em devolvê-lo aquela perfeição, Deus estava em busca do Seu grande amor e por um grande amor deve-se lutar. Com Deus esse princípio é fundamental.

Havia um homem da descendência de Adão chamado Noé, esse homem era diferente dos demais, ele tinha as características que Deus buscava no homem, ele era sincero, temente a Deus e se desviava do mal, por ocasião da velhice de Noé Deus o chamou e propôs-lhe uma empreitada e, diga-se de passagem, complicadíssima, o pecado estava crescendo de tal maneira que estava agredindo a Deus e Deus resolveu tomar uma atitude, destruir a raça humana e recomeçar, seria muito fácil pra Deus. Ele é supremo, porém entre todos aqueles homens obstinados e pecadores lá estava um que agradava a santidade de Deus, lá estava Noé e Deus o amava e não queria destruí-lo. Por que? Porque Deus não tem interesse em destruir o homem, ao contrário, Ele quer o seu desenvolvimento, o seu crescimento.

Então Deus chamou Noé e ele começou a obra que Deus lhe confiara, construir uma arca em meio a uma terra que não chovia, longe do mar ou de um leito de rio, mas isso era uma loucura, sim porque Deus escolhe as coisas loucas para confundir as sábias, o povo daquela época divertiu-se muito à custa de Noé, mas Noé estava edificando ali não apenas uma arca, mas um altar, o altar é o lugar onde se obedece a voz de Deus e o altar é o lugar da adoração, de refúgio, de escape... Veio o dilúvio e todos sucumbiram nas águas, mas os que estavam na arca escaparam. Quem eram eles? Noé e sua família. Ali reiniciava-se uma nova relação de Deus com o homem, pois os demais homens haviam morrido, ficando apenas a família de Noé e Deus assim como fez com Adão deu a Noé uma determinação; disse-lhe: “...enchei a terra” (Gn 09:01); Deus também fez uma nova aliança, fez novos pactos com Noé. Ora com o passar dos anos o povo ia se multiplicando e eis que surge outra vez a rebeldia, os descendentes de Noé resolveram construir uma torre muito alta, de forma que eles a usassem como limitador de distancia, ou seja, eles afastariam-se só até aonde pudessem avistá-la e assim estaria frustrando o projeto de Deus de povoar a terra. Se Deus não interviesse aquela Torre seria o maior monumento a maldade, além de ser uma espécie de marco de afronta a Deus.

Ninrode um bisneto de Noé tornou-se muito poderoso diante da face de Deus e entre seus irmãos e então fez articulações que juntamente com aquela geração desobedecerem a vontade Deus, observe que a rebeldia surgiu entre pessoas que eram fruto do amor de Deus, ou seja, povo de Deus, mas que não mais tinha ali o altar de contacto com o seu criador. Essa situação entristeceu muito o coração de Deus e Deus então confundiu-lhe as línguas e os grupos iam se entendendo conforme a língua, se agrupando e se espalhando. Uma coisa é certa os planos de Deus não podem ser frustrados. Os descendentes de Noé fizeram o mesmo que Adão, eles desprezaram o altar de Deus, eles viam a terra como uma propriedade sua, eles queriam ser o Senhor das terras, mas Deus é o Senhor da Terra e de tudo que existe. O homem é dependente de Deus. Deus é o Senhor!

Com aqueles que tinham uma linhagem mais adâmica as coisas estavam complicadas e a cada dia o pecado tomava mais ocasião entre os homens; Deus fez algo “estranho”, mas que traz às vistas o Seu inquestionável poder, Ele buscou entre povos pagãos um homem. Ele sempre busca um homem para cumprir os seus propósitos, e aí estás disposto a fazer parte desses propósitos?

Abrão ou Abraão como ele passou a se chamar mais tarde. Esse homem vivia na Mesopotâmia em Ur dos Caldeus, nascido em meio ao paganismo, ou seja, sem base alguma que o levasse à Deus, criado em uma terra idólatra, em síntese era também um idólatra. Mas Deus não vê como o homem, nós o desclassificaríamos logo, se é para fazer uma grande obra escolheríamos alguém que conforme a nossa analogia fosse o melhor e não um pagão, herege e desconhecedor de Deus. Deus havia procurado pessoas próximas dEle para desenvolver a sua obra de restauração e esses homens e aquela geração rebelou-se, como para Deus nada é impossível e essa busca era na verdade o ecoar de sua voz no jardim quando ele bradou para Adão: Onde estás?

Deus continuava a sua procura, na verdade se você meu querido leitor ainda não conhece o Senhor ou se o conhece e por quaisquer circunstâncias vives afastado dEle, talvez escondido assim como Adão, lançando mão de argumentos que não convencem nem a você mesmo, atrás de uma moita, então eu sugiro que ouças a voz de Deus, Ele está a procura de pessoas para uma grande obra e você está sendo procurado. Deus pegou aquele homem pagão de nome Abraão e disse-lhe para sair do meio do pecado e seguisse conforme a Sua orientação; disse-lhe que ele seria plenamente abençoado, que seria pai de uma grande multidão, que as palavras que saíssem de sua boca seriam como se fossem da boca do próprio Deus e ele não duvidou de nada do que lhe fora dito, Abraão é um exemplo de fé e de confiança em um Deus que ele não conhecia, mas que fez com que a sua fé despertasse. Deus honrou o Seu compromisso com Abraão, Ele o fez prosperar.

Abraão ao contrário de Adão, Ninrode e os povos daquela época; ele não fez edificações de permanência, Deus disse que o levaria a uma terra distante, aí ele não fez edifícios, mas fez sua moradia transitória em tendas, quem está de passagem faz assim, além disso onde ele passava ele edificava altares, isso significa que ele tinha um relacionamento com Deus, que mantinha o contacto com o Senhor de sua vida. Abraão em sua jornada prosperava, mas isso não lhe crescia os olhos, ele tinha consciência que tudo vinha de Deus... Muitos homens fracassam porque quando Deus o faz prosperar resolvem fincar colunas e essas colunas o prendem porque passam a ser seus tesouros e onde está o tesouro ali está o coração, mas Deus nos chamou para sermos peregrinos, andarilhos conforme a sua orientação (Sl 119:09).

Onde estás? Deus está procurando pessoas escondidas, deprimidas, cabisbaixas, discriminadas. Ele não está preocupado com a sua formação, a sua cor, a sua cultura, a sua crença, sua aparência ou quaisquer outras coisas ou requisitos. Deus o quer como você está, entregue sua vida a ele assim como o crente Abraão, deixe que o resto Ele fará. Eu tenho uma cunhada que diz que quando Deus chama é pra se jogar em seus braços.

A bíblia é recheada de homens que serviam a Deus e fracassaram, mas Deus nunca deixou de amá-los. Deus te ama independente da razão que o levou para detrás da moita, abra seus ouvidos à voz de Deus e venha. Jesus te ama! Deus continua chamando: Onde estás?

Na história de Israel encontramos Davi e Jonatas, eles eram grandes amigos e, como Deus resolveu colocar Davi no trono por duas razões: Saul fora entronizado pelas prerrogativas do povo, mas Davi pela vontade Deus. Saul era nobre e Davi era um rapaz de família simples, mas Davi tinha um coração especial, você também tem um coração assim, eu não disse um coração perfeito eu disse um coração voltado pra Deus. Deus não busca pessoas perfeitas para amá-las, Ele ama as imperfeitas para aperfeiçoá-las. Quem ama não desiste, Deus amava Adão e por amor a Adão Ele procurou Noé, Davi amava Jonatas e por amor a Jonatas ele procurou a sua descendência.

Em uma batalha sangrenta o rei Saul e Jonatas seu filho foram mortos, sendo que Jonatas tinha um filho de nome Mefibosete e, quando a notícia chegou que o pai e o avô de Mefibosete foram mortos pelos filisteus a ama ao fugir derrubou a criança fraturando-lhe a coluna e tornando-o um aleijado paraplégico, e assim fugiram para Lo-Debar, cujo nome significa lugar sem pastagem, Adão saiu do paraíso para o mundo hostil em que vivemos, Mefibosete saiu foragido do palácio onde era príncipe para exilar-se numa terra de miséria e ainda saiu aleijado, que derrocada na vida hein?

Talvez você consiga identificar-se com a história de Mefibosete, quem sabe você tinha uma vida no palácio, não de um rei qualquer, mas no palácio do Rei dos reis, assentava-se num local de honra, mas as circunstancias mudaram, um vento contrário soprou e suas pernas foram quebradas ou inutilizadas, e assim como aquela criança a sua vida mudou radicalmente pra pior, saístes em algum lombo para um lugar distante, esquecido, escondido, amedrontado e sem mobilidade para andar. Parece que tudo está perdido, que não há mais esperança não é? Isso é mentira do Diabo. É hora de refletir, é hora de rebelar-se contra a adversidade, é hora de desmentir a Satanás , é hora de reagir. O filho pródigo quando olhava para as bolotas dos porcos que ele desejara comer e não lhe deram, ele fez uma reflexão e disse: ” levantar-me-ei e vou ter com o meu pai...” Diga não a vida de miséria! Você que discipulava, cantava, pregava, trabalhava na obra do Senhor e hoje ao olhar-se, vê-se atrás de uma moita, saiba que aí não é o seu lugar a voz de Deus ainda brada: Onde estás? Não importa o que tenha levado-o para o seu esconderijo, o amor de Deus é maior que as maldades que tenhas cometido, lembre-se que onde abundou o pecado superabundou a graça, isso é, você não merece, mas ninguém merecia, mesmo assim Ele veio na pessoa de Jesus para mudar a sua, a minha, a nossa história.

Assim como Deus procurou a Adão em seu esconderijo de vergonha, Davi um dia procurou saber sobre a descendência de seu amigo Jonatas, nessa procura Davi tomou conhecimento de Mefibosete, na procura do homem caído Deus encontrou Noé. Davi mandou buscar aquele homem escondido numa terra sem expressão, aleijado, sem honra, com a linhagem por um fio, envergonhado, refugiado e esquecido. Quando Mefibosete soube da novidade deve ter tremido nas bases, afinal o de praxe era que o rei ao ser destituído ou substituído por um rei de outra linhagem, toda sua descendência fosse dizimada a fim de não reclamar o trono oportunamente, mas Davi disse que queria fazer o bem da parte de Deus e por amor ao seu amigo Jonatas, isso muda tudo. Não importa o que digam a seu respeito a voz de Deus no jardim continua a chamá-lo: Onde estás? Ele o quer de volta.

Mefibosete foi trazido ao palácio do rei, e quando estava diante do rei Davi ele fez algo incrível, ele comparou-se a um cão, ou seja, uma pessoa sem valor algum, ele provavelmente pensava que seria morto, mas Davi estava trazendo-o para cessar o seu sofrimento, a sua vergonha, ele fora levado ao palácio para receber de volta a herança de seus pais, e ainda recebeu o convite para assentar-se a mesa do rei. Isso não é pouca coisa não. Imagine o arauto do palácio real anunciando a entrada de um mendigo, mas com as honras de um príncipe. Oh! Glorias! Independente do seu estado, da sua situação, Deus quer recebê-lo para pô-lo num lugar de honra!

A bíblia diz que Deus amou o homem de uma forma tão inexplicável que Ele deu seu único filho para morrer como um maldito na cruz, para eliminar a maldição que estava sobre a vida do homem. Jesus levou sobre Si os nossos pecados.

A voz de Deus ainda ecoa: Onde estás? Um aleijado, sujo, amedrontado, destronado, vindo de uma terra sem expressão, mas amado. Saia de Lo-Debar (lugar sem pastagem) e venha para Jesus, Ele é o bom pastor que o levará a pastos verdejantes. Ele o tirará da vergonha, saia da moita e ao contrário de Adão, faça como Mefibosete confesse o seu estado pra Ele e receba de volta um lugar à mesa do Rei, receba de volta tudo o que é seu de direito, pois o próprio Jesus o comprou na Cruz. Tudo que Jesus conquistou na cruz é nosso de direito.

Saia da mendicância e venha viver como príncipe, saia detrás da moita para os braços do Pai. A voz de Deus ainda chama por você: Onde estás?

Quero lhes falar algumas coisas:

01. Não existe pecado imperdoável para Deus. Se você consegue ouvir a voz de Deus você pode sim ser perdoado;
02. Não existe cadeia que não possa ser quebrada por Deus. Talvez você esteja atormentado diuturnamente pela forma de vida em que vives, provavelmente vivas sob a custódia de Satanás, sob a argumentação que não tem jeito, não tem como, foi demais... Então quero que saibas que não existe pecado maior que o amor de Deus. Jesus é a prova indescritível do gigantesco amor de Deus;
03. Se você vive o drama da auto-acusação, saiba que as pessoas podem acusá-lo e apontá-lo, mas Jesus não tem o dedo indicador contra você, mas tem uma mão em seu favor;
04. Algumas pessoas afastam-se tanto de Deus que acham que para elas não tem mais jeito, isso significa que elas mesmas se acusam, ou seja, não se perdoam. Perdoe-se, Jesus quer perdoá-lo também...;
05. Ponha a mão no seu coração agora e faça como Mefibosete diante do rei, reconheça diante do Senhor Jesus todas as suas perdas: o trono, a dinastia, a miséria em que vives (pecado) e reivindique do Rei Jesus um lugar a sua mesa... ;
06. Tudo que Jesus quer, é tê-lo a Sua mesa;
07. Um segredinho: Deus nunca desistiu de você. Atenda ao Seu chamado.

Onde estás?...



Nenhum comentário:

Postar um comentário